Num trabalho de proximidade e acompanhamento das famílias residentes, nos diversos bairros sociais, e com vista à promoção da sua qualidade de vida, num eficiente trabalho em rede e envolvimento, é nosso propósito promover um plano de intervenção social.
As ações a dinamizar têm como principal objectivo, promover uma relação de proximidade entre empresa e arrendatários, bem como uma atitude positiva, visando acima de tudo, conciliar, uma intenção pedagógica promotora de competências e realizações pessoais.
Por outro lado, é intenção da Figueira Domus, E.M. sempre que possível, dinamizar actividades de lazer, desportivas, bem como encontros/convívios e algumas visitas culturais para os nossos arrendatários.
Residência Hospitalar
Pensando na valorização da qualidade e vida dos beneficiários de habitação social, residentes nos bairros sob gestão da Figueira Domus e nas necessidades /problemáticas específicas dos mesmos e não apenas na simples preocupação de atribuição de habitação, foi criada uma “Residência Hospitalar”, tipologia T2, no bairro do Hospital, freguesia de S. Pedro. A Residência Hospitalar tem como destinatários os beneficiários de habitação social, que se encontrem em situação fragilizada, nomeadamente com necessidade de receber tratamentos hospitalares regulares prolongados e que para o efeito seja determinante a residência na proximidade do hospital.
PARCERIAS
Rede Social da Figueira da Foz
A Figueira Domus, E.M. é parceira da Rede Social da Figueira da Foz, integrando também as Comissões Sociais, nomeadamente das freguesias de Tavarede, Vila Verde, S. Pedro, Brenha, S. Julião e Marinha das Ondas dando continuidade ao trabalho de colaboração desenvolvido nos últimos anos, no sentido de resolver situações ao nível habitacional e outras que se enquadrem no âmbito das competências desta empresa municipal.
Instituto de Reinserção Social
A empresa tem mantido com Instituto de Reinserção Social uma estreita parceria na medida em que tem potencializado condições para que arguidos possam cumprir a sua pena em trabalho comunitário. Proporcionamos a colocação de arguidos que cumprem as suas penas nos diversos serviços da empresa consoante a suas aptidões e disponibilidade dos serviços para a sua supervisão.
CVP – Delegação da Figueira da Foz
Alojamento Temporário para vítimas de Violência Doméstica, inserido no âmbito do programa “Escolhas”. A Figueira Domus cede gratuitamente um apartamento visando a efectivação da protecção das vitimas de violência doméstica, sendo que a Cruz Vermelha Portuguesa se responsabiliza pela segurança destas pessoas.
Associação Novo Olhar
Disponibilizamos um do fogo para acompanhar famílias destruturadas em parceria com esta Associação. A “Inclusão em Partilha” tem como objetivo dar competências na gestão quotidiana para que na fase final as famílias possam gerir a sua própria habitação. Paralelamente são dadas competências técnico-profissionais, para que integrem numa 3ª fase um posto de trabalho, com a envolvência do projeto “ Emprego e Inserção”.
CVP, AFMP, ANO
Projeto REAGIR – CLDS+ Figueira da Foz – A parceria relativa a este projeto inclui a CVP, Associação Fernão Mendes Pinto, Associação Novo Olhar, visa a colaboração da empresa na divulgação e desenvolvimento das ações inerentes, estando, para o efeito responsável, uma técnica do SASIL.
PROTOCOLOS
EPIS
Projeto que envolve a Rede de Mediadores de Capacitação para o sucesso escolar, que a Câmara Municipal e a Figueira Domus, EM está a implementar, em articulação com as escolas do 3º ciclo do ensino básico do Município, ao abrigo de um Protocolo estabelecido entre o Município e a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social. Este projeto, em que a empresa cedeu de uma Técnica de Serviço Social plurianual pretende combater o insucesso e abandono escolares, com a premissa de que este é um aspeto fundamental para a inclusão social dos jovens e para a construção de um modelo coletivo de cidadania moderna.
GIS
Mar de Escolhas – potenciar o desenvolvimento do projecto Programa Escolhas 5ª Geração, com acções de sensibilização e formação junto dos nossos arrendatários de forma a aumentar as suas competências sociais.
CERCIFOZ
Inserido na medida POPH – Tipologia 6.2, foi estabelecido protocolo com a CERCIFOZ promove a integração em formação prática em contexto de trabalho, que tem a vertente de trabalho a nível de espaços verdes nos bairros da Figueira Domus, e como objetivo que os formandos da cooperativa se integrem em ambiente externo na comunidade e através de um relacionamento entre a equipa e o ambiente da instituição.
ROMED 2
A Câmara Municipal da Figueira da Foz, através desta empresa, integrou este programa durante o ano de 2014. Através dos mediadores formados, assegura que a mediação entre as comunidades ciganas e as instituições seja realizada adequadamente. O ROMED 2 usa a mediação e princípios de boa governação de forma a construir um processo que seja sustentável e justo para todos. Este programa irá dar especial atenção à participação das mulheres, bem como da juventude, a fim de assegurar que as prioridades relacionadas especificamente com esses grupos sejam levados em conta. Adaptando-se à diversidade de contextos e necessidades a efetiva implementação está prevista para março de 2015
Associação Novo Olhar
A Figueira Domus cede gratuitamente de um apartamento à Associação para se dar resposta residencial a pessoas sem abrigo e/ou em situação de exclusão social no concelho da Figueira da Foz, que são acompanhadas pela Associação.
Segurança Social
NLI – Também com a Segurança Social a Figueira Domus é parceira nas reuniões de NLI, tendo assim uma intervenção direta no núcleo. Compete à representante da Figueira Domus prestar todas as informações relativas aos beneficiários de habitação social e rendimento social de inserção, no que concerne ao cumprimento / incumprimento do pagamento das rendas bem como todas as informações que se considerem pertinentes.